
A Prefeitura de Poços de Caldas lançou, na manhã desta quarta-feira (11), a campanha “Poços + Segura – de olho no Carnaval”. A iniciativa reúne tecnologia e órgãos de segurança em um trabalho integrado.
O prefeito Paulo Ney (PSD) declarou que o Carnaval poços-caldense já é seguro e agora fica ainda mais. “É o maior Carnaval da região, mas também muito seguro. Com essas ferramentas de tecnologia trazemos mais segurança para que as pessoas venham curtir o Carnaval com tranquilidade”.
Muralha Digital e reconhecimento facial

Entre as principais medidas está o fortalecimento do monitoramento tecnológico. O município contará com câmeras 360 graus equipadas com sistema de reconhecimento facial, ampliando a capacidade de identificação e prevenção de ocorrências. Outra novidade é a utilização de drones no monitoramento do evento — recurso empregado pela primeira vez durante o Carnaval na cidade.
O programa conta com monitoramento 24 horas, câmeras integradas com identificação facial, drones, escolas monitoradas e a atuação conjunta da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil e demais forças de segurança. Todas operam de forma conjunta no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisep).

A Muralha Digital monitora as principais entradas e saídas do município por meio de câmeras inteligentes capazes de identificar veículos automaticamente, auxiliando na prevenção de crimes e garantindo respostas mais rápidas por parte das forças de segurança.
Já o programa Vigia Mais amplia essa rede de proteção por meio das câmeras de moradores e comerciantes. Os equipamentos são incluídos na rede de monitoramento.
“Tivemos hoje, no período da manhã, uma prisão por tráfico de drogas na Fonte do Leãozinho através de uma das câmeras de monitoramento. A Muralha Digital também já vem mostrando resultados com apreensão de pessoas procuradas, carros clonados, carros furtados”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.









