
Com a escadaria da antiga prefeitura tomada por foliões, bonecões e muita música, Poços de Caldas deu o pontapé inicial no Carnaval 2026 na noite desta sexta-feira (13). Em uma cerimônia animada e cheia de simbolismo, o novo Rei Momo, Tamir Dias, recebeu das mãos do prefeito Paulo Ney a chave da cidade, marcando oficialmente o início da festa mais popular do Brasil.
Eleito pelo público com impressionantes 80% dos votos – mais de 27 mil escolhas – Tamir chegou ao posto depois de mais de 30 anos de envolvimento com a folia. Emocionado, ele celebrou a conquista e relembrou sua trajetória.
“Alguns foliões podem dizer que não me conhecem ainda, mas quem vive o carnaval de escola de samba sabe. Estou aqui desde os anos 90. Moro em Poços há mais de 20 anos e minha história na folia começou na Beija-Flor. Fui diretor de barracão, de concentração e dispersão. Hoje, estar neste lugar é um prazer imenso. Vou participar com alegria, levar segurança. Convido a população e os turistas e dar um mergulho na folia e também nas nossas águas sulfurosas”, brincou o novo monarca.
Acompanhado pela tradicional Charanga dos Artistas, que celebra 25 anos de história, e pela Banda do Miguelzinho, o cortejo seguiu até o Parque José Affonso Junqueira, arrastando uma multidão colorida. A cerimônia também contou com a presença dos tradicionais bonecões, que há décadas encantam gerações nas ruas da cidade.
Respeito e paz
O prefeito Paulo Ney destacou o clima de união e alegria que toma conta da cidade durante o período. “A chave da cidade está entregue ao nosso Rei Momo. Que ele tenha a alegria contagiante que todos nós conhecemos para comandar esse carnaval. Mas também a responsabilidade de representar tão bem nossa cidade. A partir de agora, é oficial: Poços de Caldas está em festa. Desejo a todos os foliões, moradores e turistas um carnaval de paz, respeito e muita alegria. Que a gente celebre a vida, a cultura e essa tradição que é patrimônio do nosso povo.”
A festa segue até a terça-feira (17), com atrações nos palcos espalhados pela cidade, blocos de rua e a programação especial da Charanga dos Artistas. A expectativa é que milhares de pessoas passem pelo centro nos próximos dias para celebrar um dos carnavais mais tradicionais do sul de Minas.
Foto Rossmaly Borges











