
O Carnaval de 2025 está se aproximando e acontece neste início de março, dias 1 a 5. A festa de Momo antecede a Páscoa, que ocorrerá em 20 de abril, com um intervalo de 46 dias ou 47 dias, caso o ano seja bissexto. Tradicionalmente, a terça-feira de Carnaval é um dia de descanso, sendo o Rio de Janeiro o único estado brasileiro que reconhece essa data como feriado oficial. Em outras localidades, a legislação pode variar, permitindo que algumas cidades tratem o Carnaval como feriado.
A data do Carnaval é variável, pois está diretamente relacionada à celebração da Páscoa. A Páscoa cristã é determinada pelo primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre na primavera do hemisfério norte. Essa relação entre as datas aconteceu no Primeiro Concílio de Niceia, em 325 d.C., com o objetivo que a Páscoa cristã não coincidisse com a Páscoa judaica.
Data fixa
No entanto, tanto o Carnaval quanto a Páscoa podem passar a ter uma data fixa. O Vaticano se mostrou disposto a estabelecer um dia fixo para a celebração pascal. Em janeiro deste ano, o papa Francisco afirmou que a Igreja está pronta para alterar seu calendário litúrgico e definir uma data fixa para a Páscoa, o que faria com que o Carnaval também deixasse de ser móvel.
“A Igreja Católica está disposta a aceitar a data que todos desejarem, uma data de união”, declarou o pontífice. “De forma providencial, a Páscoa será celebrada neste ano no mesmo dia nos calendários gregoriano e juliano, durante este aniversário ecumênico”, acrescentou Francisco. Ele se refere ao Concílio de Niceia, considerado o primeiro destinado a resolver diferenças entre as Igrejas.
O papa renovou o apelo para que essa coincidência sirva como um lembrete para todos os cristãos darem um passo decisivo rumo à união. Incluindo a definição de uma data comum para a Páscoa. Atualmente, a celebração da Páscoa varia conforme o calendário adotado por cada Igreja. Podendo ter o cálculo segundo o calendário juliano ou gregoriano, o que provoca diferenças de semanas entre as datas.