CLIMA NA FOLIA

Carnaval terá calor intenso e pancadas de chuva no Sudeste

Na região Sudeste, a folia será de muito sol na maior parte da área. Contudo, o calor não descarta a ocorrência daquelas pancadas passageiras e localizadas
Carnaval terá calor intenso e pancadas de chuva no Sudeste
Imagem ilustrativa IA

O carnaval de 2026, que acontece entre os dias 14 e 17 de fevereiro, deve ser marcado pelo típico padrão de verão na maior parte do Brasil. A previsão inicial da Climatempo indica calor generalizado em todo o país, com períodos de sol e chance de pancadas de chuva. Principalmente entre a tarde e o início da noite, quando a atmosfera fica mais instável.

A passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil deve trazer chuva mais frequente para a região e elevar o risco de temporais. Essas mudanças rápidas exigem atenção de foliões, turistas e organizadores, sobretudo em eventos ao ar livre.

Sudeste: sol, calor e pancadas típicas de verão

Na região Sudeste, a folia será de muito sol na maior parte da área. Contudo, o calor não descarta a ocorrência daquelas pancadas passageiras e localizadas, típicas da estação, que podem ser fortes. As maiores chances estão em São Paulo, no Triângulo Mineiro, no centro-sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Há um ponto de atenção: a possível chegada de uma frente fria ao litoral de São Paulo na segunda-feira (16). Caso se confirme, o fenômeno pode aumentar a chance de chuva também no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas na terça-feira (17). A Climatempo informou que continuará monitorando o deslocamento desse sistema.

A recomendação para quem for brincar o Carnaval é se preparar para o calor intenso, com protetor solar e hidratação. Mas também levar uma capa de chuva ou se informar sobre a previsão local antes de sair, devido às rápidas mudanças no tempo.

Mais Seleções