Free Porn
xbporn
- Publicidade -

Exposição “Velhos Carnavais” leva a folia para a Biblioteca Centenário

Biblioteca Centenário promove exposição sobre o carnaval (fotos divulgação)

A Biblioteca Municipal Centenário está promovendo a exposição “Velhos Carnavais”, que reúne livros, revistas e folhetos com a temática. A obra “Velhos Carnavais”, de Loris Rocha Pereira, que traz as letras dos ranchos e marchinhas de 1944 até 1990 dá nome à exposição, que fica em cartaz até 28 de fevereiro.

“O país do Carnaval”, primeiro romance do grande Jorge Amado, datado de 1931, é um dos livros que compõem a mostra. A obra faz um retrato crítico e investigativo da imagem festiva e contraditória do Brasil, a partir do olhar do personagem Paulo Rigger, um brasileiro que não se identifica com o país. Mestiçagem e racismo, cultura popular e atuação política são alguns dos temas de Jorge Amado que aparecem nesse livro em estado embrionário.

Outros livros que compõem o acervo e têm como tema o Carnaval estão na exposição, como, por exemplo, “Carnavais, malandros e heróis”, de Roberto DaMatta, antropólogo que faz uma análise da nossa sociedade por meio de seus rituais.

Também compõem a exposição exemplares da revista O Cruzeiro, com reportagens do carnaval carioca da década de 50. Lançada em 1928, por Assis Chateaubriand, O Cruzeiro foi uma das mais proeminentes revistas ilustradas da história da imprensa brasileira, tendo revolucionado o mercado editorial ao criar e ditar padrões e influenciar a opinião pública. A revista foi editada até 1985.

“A exposição tem desde revistas Cruzeiro antigas até livro com letras de marchas de carnaval. Além disso, há também exemplares da revista Seleções Carnavalescas, que remontam à história do carnaval da cidade, de 1971 a 1999”, informa o agente administrativo da Biblioteca Centenário Thiago Chuva.

 

As águas vão rolar
O carnaval sulfuroso também é destaque na exposição, que conta com uma Revista Encontro Especial Carnaval, com a matéria de capa “As águas vão rolar – Poços de Caldas é a homenageada do Carnaval 2006 da Beija-flor”.

Também podem ser vistos exemplares da revista poços-caldense Seleções Carnavalescas, dos anos de 1971 e 1999, contendo letras de marchas e sambas-enredo e registros fotográficos de foliões de Escolas de Samba e blocos locais. A publicação foi criada pelo jornalista Décio Alves de Morais, em 1952.

“A exposição faz também uma espécie de comparação entre o Carnaval em várias épocas. É muito interessante verificar as diferentes formas de interação na maior festa popular do país através dos anos. A mostra traz, ainda, o resgate dessa festa, já que ficamos dois anos sem as festividades do Carnaval”, destaca a auxiliar de biblioteca Maria Rita Deoclécio Xavier.

 

Serviço
Exposição “Velhos Carnavais”
Até 28 de fevereiro
Biblioteca Pública Municipal Centenário
Praça Getúlio Vargas, s/n – Centro
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30

Veja também