
A Secretaria Municipal de Turismo reuniu, nesta sexta-feira (30), representantes dos blocos de rua de Poços de Caldas para alinhar as regras e procedimentos de segurança para o período carnavalesco. O encontro, no Centro Administrativo, contou com a presença do Corpo de Bombeiros, que apresentou as exigências obrigatórias para a realização dos desfiles.
Um dos pontos principais foi a obrigatoriedade da declaração dos blocos no sistema Infoscip (informações contra incêndio e pânico). Desse modo, a medida tem como objetivo fornecer aos bombeiros informações cruciais para o planejamento de segurança. Como identificação dos responsáveis, estrutura utilizada, estimativa de público e o itinerário completo (concentração, trajeto e dispersão).
Orientações de segurança para foliões e organizadores
O Corpo de Bombeiros reforçou uma série de orientações para os organizadores e público:
-
Segurança elétrica: É proibido o uso de serpentina metalizada. A população não deve lançar objetos ou jatos d’água na rede elétrica, subir em postes ou se aproximar de fios caídos.
-
Crianças: Recomenda-se o uso de pulseiras ou crachás de identificação e a preferência por blocos infantis menores. Os responsáveis devem manter as crianças sempre próximas.
-
Saúde: Hidratação constante, uso de protetor solar e alimentação adequada são essenciais.
-
Segurança pessoal: Evitar portar objetos cortantes ou garrafas de vidro, guardar pertences em bolsas internas e combinar pontos de encontro com amigos.
A iniciativa busca garantir, portanto, que a folia ocorra com organização e segurança, unindo esforços do poder público e dos organizadores para um Carnaval tranquilo e dentro das normas. Em caso de emergência, a população deve acionar imediatamente o 193 (Corpo de Bombeiros).





