
Minas Gerais se prepara para um dos maiores carnavais do país. A expectativa do governo estadual é que 14,9 milhões de foliões participem das comemorações em todo o território mineiro durante o Carnaval da Liberdura 2026. O número supera os 13,2 milhões de participantes registrados em 2025 e reforça a posição de Minas como um dos principais destinos carnavalescos do Brasil.
O público deve movimentar a economia do estado com um impacto financeiro estimado em R$ 5,75 bilhões e uma ocupação hoteleira que pode alcançar 95% em diversos destinos. Os foliões terão opções que vão desde os circuitos tradicionais da capital Belo Horizonte até as celebrações no interior, que atingirão cerca de 450 municípios.
“A expectativa é de 14,9 milhões de foliões em Minas. Superior aos 13,2 milhões que participaram das festividades no estado em 2025”, destacou a secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botega. “O Carnaval da Liberdade é a expressão da diversidade cultural e territorial de Minas Gerais”.
Diferentes experiências
A programação no interior foi planejada para valorizar as tradições locais e oferecer diferentes experiências. Enquanto cidades históricas como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina mantêm suas festas tradicionais, o Carnaval da Tranquilidade atrai quem busca descanso e contato com a natureza. Em destinos como São Thomé das Letras, Capitólio, Monte Verde e nas regiões da Serra do Cipó e Ibitipoca.
A iniciativa consolida o Carnaval da Liberdade como uma política pública que integra cultura e turismo. Garantindo que mineiros e visitantes possam escolher entre a animação das ruas históricas, o sossego das montanhas ou a energia das festas em centenas de cidades pelo estado.





