
A Charanga dos Artistas promete uma festa especial para o Carnaval 2026. Isso porque o movimento comemora as bodas de prata, ou seja, 25 anos de existência.
São 17 grupos participantes, com a alegria e os figurinos elaborados para encantar os foliões. Por isso, os frequentadores fazem questão de tirar fotos com os artistas locais. O local continua o mesmo: o Parque José Affonso Junqueira (atrás do Palace Hotel), a partir das 16h, de sábado a terça-feira. Na abertura do Carnaval a Charanga também estará presente: sexta-feira, às 18h, na escadaria da antiga prefeitura.
Além dos artistas que animam e interagem com o público, os bonecões homenageiam grandes nomes da cultura. Confira abaixo os personagens que serão eternizados nessas esculturas.
Silvio Santos: o grande comunicador;
Robocop Gay: Bufão da Charanga, em homenagem aos 30 anos dos Mamonas Assassinas;
Roni Mocchegiani: tributo ao saudoso e atuante artista de Poços;
Dona Orlanda, Seu Joaquim, Luiz Siqueira e Pedro Caiapó: representantes da arte
tradicional e do folclore local;
Danetti: emblemática personagem de LLuiz Munhoz.

Novidades
A Charanga dos Artistas comemora as bodas de prata com momentos exclusivos, com o objetivo de interagir com diferentes públicos.
O domingo para a criançada: dia voltado para o público infantil, com a coordenação do grupo A Família Bicho, liderado por Luciana Rossi e Marcos Bombardelli;
Homenagem a Heitor dos Prazeres: a Cia Balafuda celebra o mestre do samba e da pintura. Marcando os 60 anos de falecimento do autor de “Pierrot Apaixonado”, as artistas incorporam o estilo e interagem com o público infantil a partir das imagens retratadas em seus quadros;
Terça-feira de Danette: o ator LLuiz Munhoz comanda a folia com sua icônica personagem, a espevitada Danette. Além de garantir risadas, ela terá a missão de eleger o Bufão 2027 e prepara uma surpresa especial para os rapazes solteiros da avenida;
O Desfecho Emocionante: para celebrar as bodas de prata, Lucas Carvalho fará uma apresentação tocante do monólogo “Essa Noite Choveu Prata”, de Pedro Bloch (1914- 2003).

Equipe
Para realizar esta edição especial, a Charanga dos Artistas conta com um timaço na organização. A coordenação geral é de Leandro Campos, que acompanha a trajetória desde o primeiro desfile. Ele lidera um time de produção composto por artistas veteranos, personagens icônicas das artes cênicas da cidade: Clisthenis Betti, Dema Mello, LLuiz Munhoz, Deborah Soares e Adriano Franco.
A confecção dos bonecos gigantes é responsabilidade dos artistas Deco de Sousa, Viviane de Figueiredo e Gabriel Solanno. Já as musicas e marchinhas ficam por conta da Banda do Miguelzinho, sob a experiente coordenação de Miguel Brito e Giovane Brito.
O movimento também reconhece a importância do idealizador Anésio Avelar. Em 2001, na primeira edição, a Charanga era composta por sete grupos pioneiros: Monteiros e Lobatos Cia de Teatro, Companhia Teatro Oficina, Grupo Magia de Teatro, Cia. Máscaras Vivas, Grupo de Teatro Trancos e Barrancos, Cia Bella de Artes e Grupo Força Livre.
“Celebrar as bodas de prata é, acima de tudo, honrar a memória de quem plantou a semente desta tradição”, declarou a organização.
1. A Família Bicho (Luciana Rossi e Marcos Bombardelli): Alice no País das
Maravilhas;
2. Betti Bruschi Produções Artísticas e Culturais (Clisthenis Betti, Luis Henrique Vignoli e Gildo Bernardes): Bufão 2026;
3. Cachorroloco Produções (Gabriel Solanno e Vivi de Figueiredo): 25 anos
de Charanga;
4. Cia Arte Expressão (Luana Ribeiro e Juliano Santos): Dia das Bruxas;
5. Cia Balafuda (Nanda Dearo, Padu e Julia Oliveira): Heitor dos Prazeres;
6. Cia de Parolis de Teatro (Rose de Parolis e Nanny Garcia): Anjos;
7. Cia Naativa (Dema Melo e Lucas Carvalho): Homenagem a Maya Massafera e
Joyce;
8. Cia Tema (Juliana Almeida e Luiza de Almeida) – Mágicos e Assistentes;
9. Companhia Cênica (Adriano Franco e Lilian Tranches): Centenário de Marilyn
Monroe;
10. Companhia Magia de Teatro(Deborah Soares, Isabella Rocha e José Luiz Loiola): Viver no Mundo do Conto de Fadas;
11. Dell’arte Produções Artísticas (Vinicius Betti e Marcelo Betti): Vikings;
12. Studio de Dança Kika de Souza e Lúcia Reis (Kika de Souza e Lucia Reis): As Cartas do Mágico;
13. Lebru (Leandro Campos e Bruna Villela): O Mágico de Oz;
14. Studio Garage (Guilherme Alves e Milene Ribeiro): Cultura Hip Hop;
15. The Power Dance (Regis Reis, Breno Reis e Kayo Reis): Livre Expressão;
16. Trancos e Barrancos (LLuiz Munhoz e Elvis Lago): Danette e Gervásio / Carnaval bão é aqui sô;
17. Trupe de Ruah (Ivan Soares e Júlia Vilela): Circo – Arte Milenar.





