SEGURANÇA PÚBLICA

Na busca pelo título de “carnaval mais seguro”, Poços organiza os setores da festa

Durante a reunião, foi destacado que todos os efetivos atuarão com força máxima durante os dias de folia
Na busca pelo título de "carnaval mais seguro", Poços organiza os setores da festa
Divulgação

Com o objetivo de garantir organização, segurança e tranquilidade, a prefeitura de Poços de Caldas realizou, no auditório do Centro Administrativo, reunião geral de planejamento e alinhamento para o carnaval 2026. O encontro reuniu todas as Secretarias Municipais, Forças de Segurança Pública, órgãos de controle e representantes dos blocos e ambulantes envolvidos na festa.

O modelo de gestão integrada foi reforçado. Participaram do alinhamento representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Vara da Infância e da Juventude. Além das Secretarias de Turismo, Serviços Públicos, Saúde, Comunicação e Procon.

Ordem e segurança

Durante a reunião, foi destacado que todos os efetivos atuarão com força máxima durante os dias de folia. As discussões abordaram desde o reforço no policiamento e no socorro até questões específicas, como a venda de bebidas, a aplicação do Código de Defesa do Consumidor e o ordenamento do comércio ambulante na área central.

“Poços de Caldas segue fortalecendo um formato de carnaval que já se consolidou como referência. Trabalhamos sempre com a expectativa de um público intenso. Por isso o alinhamento entre todas as Secretarias e Forças de Segurança é fundamental”, afirmou a diretora de Turismo Paula Narayane. “Nosso objetivo é reforçar, mais uma vez, o título de carnaval mais seguro do país.”

Ambulantes com locais definidos

Um dos pontos de planejamento detalhado foi a operação dos ambulantes. Para garantir organização e igualdade de oportunidades, a prefeitura realizou um sorteio no início de fevereiro que definiu os pontos de atuação para 180 trabalhadores. As áreas autorizadas serão principalmente a praça Dr. Pedro Sanches, a praça Dom Pedro II e o entorno do monumento ao Dr. Pedro Sanches.

A Vigilância Sanitária e a Fiscalização de Posturas atuarão de forma rigorosa para garantir o cumprimento das normas de manuseio de alimentos e a prevenção de irregularidades. Fica expressamente proibida a demarcação antecipada de espaços para barracas antes da autorização oficial.

Orientações de segurança para o público

A segurança contará com a atuação integrada da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros. As forças reforçam orientações importantes para os foliões:

Evitar o porte de objetos cortantes, garrafas de vidro e sinalizadores.

Utilizar doleiras ou bolsas seguras para guardar documentos pessoais e valores.

A Secretaria de Serviços Públicos também já tem um plano de limpeza e manutenção dos espaços públicos para atuar antes, durante e depois da festa.

“Nosso objetivo é reforçar, mais uma vez, o título de carnaval mais seguro do país.”

Expectativa de um carnaval familiar e seguro

O secretário de Turismo Franco Martins ressaltou a união de esforços como a chave para o sucesso do evento. “A junção de todos os órgãos envolvidos faz com que a cidade se destaque em Minas Gerais. Esperamos receber milhares de pessoas, entre moradores e visitantes, sempre com segurança, alegria e respeito”, disse.

Com o planejamento antecipado e a atuação coordenada de todos os setores, Poços de Caldas se prepara para oferecer mais uma edição de um carnaval que prima pela diversão familiar. Além da organização e do cuidado com a cidade e seus visitantes.

Revista digital
Seleções Carnavalescas 2025
Seleções Carnavalescas 2024
Mais Seleções