
Neste sábado de carnaval, a avenida Santo Antônio foi tomada por uma energia vibrante, com o cortejo Afoxé Herança Africana desfilando e levando a força da tradição afro-brasileira. Na Arena Cascatinha, Dons Maria fez show e prestou homenagem à artista Tine Taga, figura cultural e artística de Poços. O Bloco da Tine também foi um dos destaques da noite. Com uma festa repleta de alegria, cores e animação, fazendo do carnaval um momento único e memorável.
Tine, que faleceu ano passado, é a fundadora do grupo Dons Maria e do bloco que leva seu nome. Sempre com sua paixão pela arte e música, defendendo a diversidade e a comunidade LGBTQIAPN+.
Herança africana
O Grupo Afoxé desfilou pela terceira vez dentro da programação carnavalesca de Poços de Caldas, com concentração na Arena do Ginásio Poliesportivo Moleque César, no Cascatinha. Rebatizado como “Afoxé Herança Africana”, o grupo é uma forma de homenagear todos os tradicionais grupos que deixaram seu legado na cidade.
Teve ainda roda de samba Afoxé Herança Africana, além de outras atrações. O evento tem organização de mulheres da comunidade, como Sônia Cesário e sua família. Tia Sônia, como é conhecida, além de Mãe de Santo no candomblé e benzedeira, é uma importante liderança cultural.
Além disso, o protagonismo da sua família e da comunidade está presente nas iniciativas culturais de matrizes africanas como a congada e nas raízes do samba.