Os foliões poços-caldenses vão sentir falta de dois grandes nomes neste Carnaval: Pedro Bertozzi e Tine Taga. Ambos morreram em 2024, mas deixaram suas marcas na história da folia. Agora, os artistas locais prestam homenagens e celebram vida e obra de Pedro e Tine.
Pedro Bertozzi: na praça e na avenida
A banda Frevo na Fobica agita as noites da Praça Pedro Sanches e quem passar por ali vai se lembrar de Pedro Bertozzi, que já foi vocalista do grupo. Isso porque um banner de dois metros de altura vai mostrar o cantor, com os braços e sorriso abertos.
A banda ainda preparou uma música especial para ele. É a versão de “Dodô no céu, Osmar na Terra”, de Moraes Moreira, que agora ganha a composição de Alexandre Almeida, guitarrista no Frevo na Fobica.
Ficou assim:
Pedro no céu mandou recado
Notícias boas e lembranças
Disse que está ao nosso lado
Sempre a guiar nossas andanças
Disse que nunca disse adeus
Nem acreditou no final
Contou como é que foi que Deus
Abençoou o Carnaval
O guitarrista ainda lembra que Pedro Bertozzi foi o primeiro cantor de trio elétrico de Poços e comandou os vocais da banda Banho de Som, que originou a Frevo na Fobica. Também comunicador e radialista, Pedro cobriu o Carnaval diversas vezes e mais: foi intérprete e compositor da Saci-Pô, uma das principais escolas de samba locais.
Inclusive, ele vai ser lembrado mais uma vez neste Carnaval, com muito luxo, criatividade e samba! Isso porque Pedro Bertozzi será o enredo do desfile da Saci-Pô, no domingo, às 20h.
A Saci-Pô promete uma homenagem completa, mostrando o jornalista, apresentador, cantor, idealista e apaixonado por futebol, pois era Caldense e Botafogo de coração! O desfile terá três alegorias, 15 alas e um samba que tem até participação do próprio Pedro como compositor.
Entenda: a letra inclui versos que o artista já havia escrito para demonstrar seu amor pela Saci-Pô. Ele diz, em poesia, que vai se sentar em uma nuvem para ver a escola passar na avenida. Pedro também tinha o talento da escrita e da poesia. Para conhecer um pouco mais desse lado do artista, leia o texto que ele escreveu para a Seleções Carnavalescas em 2020 e que agora publicamos novamente (está lá no final da revista, na seção de artigos).
Olha como ficou o samba que, além de Pedro Bertozzi, foi composto por Amendoim do Samba, Jeferson Frazão, Thiago Oliveira e Mestre Knela.
A Saci-Pô dá o tom
Que é pra falar de você
É que a saudade apertou, Pedro Bertozzi
Ouça o nosso repicar, o breque do tamborim
Nossa amizade nunca vai ter fim
É como se fizesse poesia,
Decantar sua alegria em nosso Carnaval
Foi um amigo fiel, hoje brilha no céu
Relembrando os festivais
Reinou na rádio, apresentou na TV
As novidades que o povo quis saber
Aplausos ao poeta idealista,
Cantor musicista,
Mago do microfone
Surge a frase que emana de ti,
Eternizando seu nome
Vou à aurora, vou buscar
Uma nuvem pra eu sentar
Quero ter lugar cativo
Quando a Saci-Pô passar
Debruçar nos sentimentos,
Trago anjos em louvor
Vem cantar, Poços de Caldas,
Seu eterno amor
Da Sinfonia das Águas, Mãe Léa,
O Jardim das Flores
Te recebe como filho dela,
Que brilha em nossa passarela
Vem, hoje tu é fantasia
Valeu ser feliz
Eu te faço melodia
Vem, hoje a Caldense vibra
E é fogo pra queimar
A Saci-Pô que se consagra
Pra te homenagear
Tine Taga: nos blocos e nos palcos
Ano passado, quando o Bloco da Tine fechava o Carnaval de Poços com suas cores e performances, ao mesmo tempo ela se despedia da folia. No dia anterior, a artista já tinha sido a estrela de um show na Praça Dom Pedro II e, agora, Tine Taga será lembrada sempre que a alegria tomar conta de Poços de Caldas.
As homenagens para a cantora e atriz vão acontecer no domingo, a partir das 17h, na Cascatinha. Uma super banda, formada por amigos e fãs, vai celebrar todo o legado que Tine deixa para a cultura e para o Carnaval.
O grupo terá Flávia Jorge (voz), Padú (voz), Breno Oliani (baixo), Danilo Abreu (percussão), Giuliano D’Onófrio (percussão), João Paulo Oliani ‘Fubá’ (voz e violão), Thauan Reis (bateria) e Zé Cruz (guitarra), além das discotecagens de Crys Marques e Paulo Tothy.
Ela foi a grande inspiração e fundadora do “Bloco da Tine”, de grande importância para a representação da comunidade LGBTQIAPN+. Porém, desde criança Tine gostava da folia, seja participando de concursos de fantasias ou curtindo a festa. Musicista, tocou em diferentes bandas na cidade e na região até unir o grupo Dons Maria, que também estará presente na homenagem.
Vale lembrar o Hino do Bloco da Tine, composto por ela:
Deslimites na beira do caos anunciou
Que o nosso cortejo venha recheado de amor
Do céu, chuva já abençoou
Pra entrar na avenida
Com diversidade e respeito
Minas Gerais
Tine no berço da vida se enfeitou
E é com essa alegria
Nosso corpo, fantasia
Felicidade se espalhou
Amor azul, cor amarela amor, lilás e verde amor,
Rosa vermelha desse Carnaval
Amor neon, com luzes no varal
Vulcão laranja e o amarelim do Sol
Todas as cores, todas as cores
Arco-íris, chove glitter em nós
Todas as cores, todas as cores
Diversidade fruto da nossa voz