- Publicidade -

Grupo Afoxé Herança Africana desfila no Cascatinha

- Publicidade -
Grupo Afoxé Herança Africana desfila no Cascatinha
Divulgação

Domingo de Carnaval, 2 de março, o Grupo Afoxé desfila pela terceira vez dentro da programação carnavalesca de Poços de Caldas, com concentração na Arena do Ginásio Poliesportivo Moleque César, no Cascatinha. Rebatizado como “Afoxé Herança Africana”, o grupo é uma forma de homenagear todos os tradicionais grupos que deixaram seu legado na cidade. “Fizemos uma reunião e decidimos reestruturar o bloco, inclusive com novo nome, para melhorar a organização”, conta a presidente Sônia Cesário.

O Cortejo está marcado para 17h e acontece na avenida Santo Antônio. Logo após, haverá roda de samba Afoxé Herança Africana, além de outras atrações.

História

Participando do Carnaval desde 2023, a proposta é uma iniciativa das moradoras e moradores do bairro do Cascatinha. O objetivo é a retomada e também uma homenagem às diversas iniciativas culturais históricas de resistência que surgiram, existiram e perpetuaram tradições das comunidades afro-brasileiras em Poços.

Mulheres

O evento é organizado por mulheres da comunidade, como Sônia Cesário e sua família. Tia Sônia, como é conhecida, além de Mãe de Santo no candomblé e benzedeira, é uma importante liderança cultural. Além disso, o protagonismo da sua família e da comunidade está presente nas iniciativas culturais de matrizes africanas como a congada e nas raízes do samba.
Grupos comunitários de música e dança na rua são formas da movimentar culturalmente o território. E de homenagear antigas iniciativas como o Grupo de Afoxé Ilê Aiê Dandara, o espaço e grupo cultural Quilombo dos Palmares e a trajetória de todas as comunidades sambistas da cidade, como a Vivaldinos da Vivaldi.

Serviço

Cortejo Afoxé Herança Africana

Domingo de carnaval, às 17h
Arena do ginásio Moleque Cesar, com cortejo pela avenida Santo Antônio

- Publicidade -
Veja também