FOLIA COM SAÚDE

Especialistas explicam a ciência da ressaca e dão dicas práticas para o pós-folia

A dica é aproveitar a folia com moderação e preparar o corpo antes mesmo de o primeiro sinal de ressaca aparecer
Especialistas explicam a ciência da ressaca e dão dicas práticas para o pós-folia
Imagem ilustrativa IA

O carnaval 2026 promete dias intensos de festa e, para muitos, o consumo de bebidas alcoólicas. Mas, depois da folia, o corpo cobra a conta: dor de cabeça, enjoo, cansaço extremo e desidratação são alguns dos efeitos da ressaca. Para enfrentar o pós-festa, especialistas em nutrição mostram um pequeno guia prático com estratégias baseadas na ciência.

Hidratação

A pedra angular do combate à ressaca é a hidratação. Como o álcool é diurético, ele causa uma grande perda de água e eletrólitos. A nutricionista Karinee Abrahim, do Instituto Nutrindo Ideais (RJ), dá a dica de ouro. “Antes e durante a ingestão, beba um copo de água para cada dose de bebida alcoólica”. No dia seguinte, a reposição deve ser reforçada com água de coco (rica em potássio) e isotônicos naturais para repor sódio e potássio. Uma solução caseira é adicionar uma pitada de sal e uma fatia de limão em um copo de água.

Fenômeno complexo

Mas a ressaca vai além da desidratação. O nutrólogo Leandro Figueiredo, do Instituto Nutrindo Ideais (SP), explica que se trata de um “fenômeno fisiopatológico complexo e multifatorial”. Segundo ele, após a ingestão, o etanol é metabolizado no fígado em acetaldeído, uma substância altamente tóxica que induz estresse oxidativo e inflamação sistêmica.

“Estudos demonstram que a intensidade da ressaca não se correlaciona diretamente com a concentração de álcool no sangue, mas sim com a magnitude da resposta inflamatória individual”, explica Figueiredo. Pessoas com maior resposta inflamatória tendem a sofrer mais, mesmo tendo bebido a mesma quantidade.

Além disso, o álcool inibe o hormônio antidiurético (causando a desidratação), prejudica a produção de glicose (podendo levar a hipoglicemia) e fragmenta o sono, intensificando a fadiga e a percepção de dor no dia seguinte.

Atenção

Estratégias de combate à ressaca

  • Hidratação, a chave mestra: o álcool é diurético, causando grande perda de água e eletrólitos.
  • Antes e durante: beba um copo de água para cada dose de bebida alcoólica.
  • Depois: beba água de coco e isotônicos (naturais de preferência) para repor sódio e potássio. A água de coco é rica em potássio, e isotônicos naturais ajudam na reposição hidroeletrolítica.
  • Dica adicional: adicione uma pitada de sal e uma fatia de limão na água, se não tiver isotônico natural, para repor eletrólitos.

A dica dos especialistas é aproveitar a folia com moderação e preparar o corpo antes mesmo de o primeiro sinal de ressaca aparecer.

(Fonte: https://nutrindoideais.com.br/)

Revista digital
Seleções Carnavalescas 2025
Seleções Carnavalescas 2024
Mais Seleções